quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Machu Picchu


Tivemos o privilégio de visitar hoje as ruínas de Machu Picchu ("velha montanha"), patrimônio da humanidade, considerada uma das 7 maravilhas do mundo. A viagem faz parte de uma série de programas que estamos realizando aqui no Peru.

Fiquei literalmente extasiado ao ver as ruínas dessa antiga cidade, localizada a 2.400 metros de altitude, que na verdade era um lugar de refúgio e um centro de adoração ao deus sol dos incas.

Realmente, foi muita ousadia desse povo medieval construir em cima de uma pedra gigantesca um lugar de adoração. Ali viviam os sacerdotes incas e as mulheres que o acompanhavam. Escavações no local indicaram que cerca de 85% dos corpos ali depositados eram do sexo feminino.

Mas além da beleza arquitetônica daquele santuário antigo, chamou-me mais a atenção a beleza paradisíaca do local. Montanhas altíssimas e imponentes (levou-nos até a dizer: "Elevo os meus olhos para os altos montes... de onde me virá o socorro"), rios que brilhavam ao longe... tudo isso nos lembrou que temos um Deus que está acima de qualquer povo ou civilização. Ele é o Deus da história. Povos e reinos passaram, cada um com a sua cultura e seu jeito de adorar, mas o Deus verdadeiro permanece para sempre. Ele não é o deus sol; Ele é o criador do Sol. Criou-o com a palavra de Sua boca. Somente Ele merece a nossa adoração!

Amanhã visitaremos o lago Titicaca. São mais de 4.000 metros de altitude. Orem pra que ninguém passe mal e desmaie! Estamos aproveitando esses lugares para gravarmos clipes em espanhol e alguns programas de TV dos Arautos do Rei. Aguarde que você terá muitas novidades!!

Até mais!

2 comentários:

  1. Olá,
    Oraremos para que o trabalho dos Arautos seja abençoado por Deus aí no Peru.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ficamos felizes que vcs estão aí trabalhando para o nosso Deus.
    Estamos com sds... mais este é o nosso ministério.
    Um Feliz Sábado!
    Um abraço,
    Rosali e Miguel.

    ResponderExcluir