terça-feira, 5 de maio de 2009

O prêmio da omissão


O que você faria se visse alguém necessitado à sua frente? E se fosse uma criança com fome?

Em 1994, Kevin Carter ganhou o Prêmio Pulitzer de fotografia. A foto foi tirada durante a grande fome que ocorreu no Sudão. A foto retrata uma criança caindo de inanição, nas proximidades de um campo de alimentação das Nações Unidas. O abutre está só esperando a criança morrer para devorá-la.

Esta foto, conforme previa o seu autor, chocou o mundo inteiro. Ninguém sabe até hoje o que aconteceu com a criança. Isso inclui o próprio fotógrafo, que deixou o local tão logo tirou a fotografia. Muitos acusaram o fotógrafo de omissão em não ajudar o pobre menino.

Três meses mais tarde, após receber o prêmio de 10 mil dólares, Carter cometeu suicídio, por causa de depressão. Será por causa da foto? Talvez.

Lembro-me da parábola do bom samaritano. Enquanto outros se omitiram em ajudar o pobre moribundo, o samaritano ofereceu ajuda. Se Jesus tivesse contado essa parábola em nossos dias, Ele teria dito que o escriba ou fariseu tiraram fotos do pobre coitado, em vez de prestar socorro. E quem dentre nós pode ser considerado o “bom samaritano”? É melhor oferecer ajuda ao próximo do que ganhar prêmios.
*Essa postagem foi baseada num sermão do pr. Fernando Iglesias, em Mamborê, PR.

3 comentários:

  1. Será q amar o próximo ao ponto de livrá-lo da morte é o melhor a se fazer? Jesus nao pensou duas vezes quando morreu na cruz em nosso favor. Jesus mandou amar ao próximo quanto a nós mesmos ... Acho q só isso basta .. Ah, quanto ao suicídio do fotógrafo, é pq simplesmente ele nunca teve uma experiência com Deus, pq se ele tivesse tido um encontro com Deus, certamente nao tiraria a própria vida! Abraço Milton!

    ResponderExcluir
  2. Precisamos amar aos outros como a nós mesmos. É díficil mais devemos pedir ajudar para Deus nos dar sabedoria para ajudarmos as pessoas da melhor maneira possível.

    ResponderExcluir
  3. Nussa pastor sem palavras para esse fato tão chocante,que triste.!!!!!!!!!!!!




    ellysa gabryella reys!!!!!!

    ResponderExcluir