sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A rebelião de Coré


Eu nunca postei nada aqui sobre a lição da escola sabatina (pra quem não sabe, essa lição é estudada diariamente e recapitulada aos sábados em todas as igrejas adventistas... a cada trimestre, é abordado um tema da Bíblia), mas nessa semana eu me senti tocado a respeito de alguns aspectos.

Nesse trimestre, estamos estudando o livro de Números. E ao escrever o nome desse livro, logo me vem a mente algo que o pr. Feyerabend disse certa vez. (Se você o conhece, sabe que era um homem profundamente espiritual, além de ter um excelente senso de humor!). Alguém perguntou a ele o que achava dos pastores que cobravam alvos ou números de batismos dos outros pastores. Feyerabend, como um bom evangelista disse: "Mas Deus gosta de números... Tem até um livro na Bíblia que possui este nome!" E deu risada.

Pois bem. "Números" é o quarto livro da Bíblia que relata o tempo de peregrinação do povo de Israel pelo deserto em direção à Terra Prometida. (Ufa, que frase longa!) Além disso, relata o recenseamento do povo de Israel e a sua distribuição entre as 12 tribos de Israel. Daí o nome "Números".

Durante essa semana, estudamos a rebelião do bisneto de Levi - Coré - e seus "comparsas". (Números 16). Resumindo a história: Coré quis receber uma homenagem e uma posição que não lhe pertenciam. Queria assumir a liderança (e seus benefícios é lógico!) que eram atribuídas à outras pessoas, no caso, Moisés e Arão. Trocando em miúdos: sentiram inveja e orgulho.

Você se lembra de uma situação parecida com essa? Eu me lembro. Lúcifer no Céu, fazendo a cabeça dos anjos, tentando "ser igual ao Altíssimo". Essa sempre foi a aspiração de Satanás: ser igual a Deus. Mas Ele nunca foi e nunca será. "Ser Altíssimo" é uma prerrogativa de Deus. Ser Estrela da Manhã é prerrogativa de Cristo. Ele é o Leão verdadeiro. Embora Satanás queira ser adorado como Cristo, queira parecer ser um leão ou uma estrela de grande fulgor, ele nunca receberá esse cargo e esse privilégio.

E assim como Satanás e seus anjos caíram no abismo, Coré e seus influenciados desceram ao abismo da terra, tragados por um terremoto assustador.

Outro aspecto interessantíssimo nessa história foi o ZELO com que Coré e seus subordinados lidaram com essa história. (Tem gente que valoriza muito esse tal do "ZELO". Mas e se estiver usando o ZELO pro lado errado?). Eles queriam ser sacerdotes. Queriam mexer com as coisas santas. E falavam tudo isso em nome de Deus, levantando o estandarte da pseudo verdade... com zelo... cheio de ar nos pulmões! Esses são os tipos de Satanás. (Uso a palavra "tipo" no sentido teológico, de "tipologia", ou figura, sombra, alguém que aponta para outro alguém). Tem muita gente dentro da igreja que parece santo, fala como santo, com a autoridade de santo, mas está levando a bandeira de Satanás. São os Corés modernos. E eles falam em muitos assuntos, como música, divindade de Cristo, personalidade do Espírito Santo, etc. Cuidado com esses "Corés"! A Bíblia diz: "A Lei e ao Testemunho, se não falarem desta maneira, jamais verão a alva". Isaías 8:20.

A saída está aí: se apegar à Lei e ao Testemunho, porque "enganoso é o coração do homem". Ninguém deve servir de padrão de nada. (Ou de tudo!) O padrão é Cristo e Bíblia.

Autoridade deve ser seguida, desde que esteja em harmonia com a Palavra de Deus. Fica aí o exemplo de Coré. Prefiro mil vezes seguir a Cristo e Suas verdades do que estar do lado de homens, suas filosofias e idealizações. (Existem outras aplicações no texto bíblico a respeito dessa história, mas já está tarde... E o baby está chorando!! Precisamos dormir!)

Feliz sábado!

2 comentários:

  1. Bom ...
    Muito bom o texto, numa linguagem fácil de entender ...
    Realizar a obra do Senhor é algo pra muitos poucos, sabemos que diariamente muitos são chamados, mas o número de escolhidos é bem menor e, neste mundo de "ofertas" e mais "Ofertas", temos que tomar muito cuidado, para não confundirmos a "Obra do homem" e a "Obra de Deus" ..

    Pedir para Deus sabedoria é algo que devemos fazer a todo instante, pois somos falhos e necessitamos 24 hs por dia do seu auxílio e, quando ouvimos o pulsar de Deus em nossas vidas, não é homem e nem nada de ruim deste mundo que nos faz perder a comunhão com Deus!

    Agradeço a Deus por ele ter me alcançado desde o ventre de minha mãe! Glória a Jesus por todas as bênçãos que ele faz em nossas vidas e ainda vai fazer!

    Ah, ainda estou com a canção "Vem entrega a tua vida" na cabeça, fiquei maravilhado com aquela harmonia bem fechada! Abraços Milton, que Deus abençoe você, sua família e o ministério da VP.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Estamos montando um cadastro de blogs relevantes segmentados por assunto.
    Caso tenha interesse em incluir o seu blog gratuitamente neste cadastro basta nos enviar uma mensagem para blogs@difundir.com.br informando o endereço do seu blog, e-mail de contato e assuntos que são abordados no seu blog.

    Abraço,
    Sergio
    blogs@difundir.com.br
    www.difundir.com.br

    ResponderExcluir