sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Água


A mídia falou muito nessa semana sobre a água. Enquanto alguns morrem de sede, outros morrem pelo excesso desse recurso natural. Inundações, catástrofes naturais, anúncio de tsunami, seca, desertificação... Um triste paradoxo que, como sombra, nos acompanha há muito tempo.

A estimativa mais alarmante dos últimos anos é que, em poucas décadas, não teremos mais água em muitos lugares do planeta. Que situação catastrófica! E não se vive sem água. Como nossos filhos sobreviverão?

Realidade pior que essa, é a escassez de "água da vida" no cotidiano das pessoas. Falta Cristo no interior do ser humano. Resultado: ausência de amor e ausência de compromisso com as coisas de Deus. Falta o Espírito em nosso coração.

Um dos textos bíblicos que fizeram grande significado em minha vida é João 7:37 a 39. Ele conta o momento em que Jesus se levantou numa festa (Festa dos Tabernáculos - onde o povo de Israel lembrava o tempo no deserto) e disse: "Se alguém tem sede, venha a Mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva". E o texto continua: "E isto Ele disse com respeito ao Espírito...".

Quando Jesus se levanta, maravilhas acontecem. E aqui Ele se levantou no último dia de uma festa onde se comemoravam a colheita do ano, as chuvas e o momento em que Moisés feriu a rocha no deserto e brotou dali água para o povo sedento. Jesus é a Rocha dos Séculos. Dele brota água da vida. Jesus é aquilo que Ele oferece. Ele dá vida, porque Ele é a vida. Ele dá amor, porque Ele é amor.
O interessante é que Jesus mencionou um texto das Escrituras. Na verdade, vários textos do AT falam de "águas que brotam no deserto" e trazem vida. Vários trechos dos Salmos e dos Profetas abordam esse tema. Mas existe um em especial que gosto. Ezequiel 47. Ali fala de um rio que brota do trono de Deus e leva vida ao mar morto, um mar realmente morto! Não há peixes nem árvores ao seu redor... só deserto! E ao esse rio entrar em contato com as águas salgadas (25% de sal), os peixes tornam a viver, as árvores começam a brotar e a dar frutos em suas margens. Que bonita ilustração!

Deus quer que, ao bebermos da Fonte da água da vida, nós sejamos como esse rio que leva tranformação ao seu redor.

E você, leitor do blog, como está hoje? Está com sede? Jesus se levanta agora em sua vida e diz: "Quem tem sede venha a mim e beba. Quero fazer brotar de você uma enxurrada de amor e compaixão pelas pessoas".

Que nesse sábado, o Espírito Santo use você para transformar o deserto ao seu redor. Ele pode estar dentro da sua casa, no seu trabalho, no seu vizinho ou talvez, em sua própria vida.

2 comentários:

  1. Oi Miltom. Tudo certo?
    Sou um cantor também de quarteto e, apreciando muito Arautos do Rei, gostaria que você me informasse, se possível, como devo fazer para adquirir o album completo do seu último lançamento (Vale a pena esperar).
    Você poderia me atender:
    arypsantos47@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amém!
    Boas palavras Milton. Obrigado pelas informações.
    Que Deus toque no coração das pessoas para se questionarem sobre esse aspecto!
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir