quinta-feira, 4 de junho de 2009

Onde está Deus?


Ontem eu gastei o meu tempo lendo alguns comentários a respeito do acidente da Air France. Sabe aqueles sites de opinião, onde as pessoas xingam e escrevem o que bem entendem (ou mal entendem)? Foi desses aí que eu li. Um dos comentários infelizes foi: "Onde estava Deus na hora do acidente? Se Ele é realmente bom, porque permitiu que isso acontecesse? Então, deve ser responsabilizado por isso. Se alguém tiver que processar outra pessoa, que processe a Deus".
Essa mesma linha de pensamento foi defendida pelo senador americano Chambers, que chegou a processar Deus pelas catástrofes que acontecem em nosso planeta. Seria Deus o culpado de todas as tragédias que acontecem no mundo? Ou quem sabe não O chamaríamos de culpado, mas, puxa vida! Por que não intervém nos desastres e realiza milagres? - Você talvez poderia se questionar.
Vou tentar dizer alguma coisa a esse respeito desse tema complicado.
Gosto muito do livro de Habacuque. Talvez você nunca o tenha lido. Ele fala exatamente sobre isso que estamos falando aqui: "O porquê do sofrimento".
Gosto de Habacuque não apenas porque era músico, mas pelo fato de ser franco e direto com Deus. Era questionador. Ele perguntou: "Por que, Senhor, temos que sofrer as injustiças? Por que somos muitas vezes oprimidos? Por que? Por que?" E assim continua o questionamento.
Outro ponto interessante no livro de Habacuque é que encontramos alguns dos versos mais profundos da Bíblia. Um deles é: "o justo viverá pela fé", texto usado por Paulo em seus escritos e por Martinho Lutero na "libertação da fé" durante a Idade Média.
Outro texto: "O Senhor está em Seu santo templo. Cale-se todo o morador da Terra".
O livro mostra que Deus está acima de toda e qualquer linha de pensamento humano e está no controle de todas as situações. "Espera, Habacuque, que a resposta virá, e não tardará. Todos irão enxergar a resposta..." É a mensagem do capítulo 2. E este líder do louvor em Israel termina seu curto livro dizendo: "Ainda que a figueira não floresca, e não dê o seu fruto, eu me alegrarei no Senhor da minha salvação".
Você percebeu que mensagem poderosa? AINDA é uma das palavras que não costumamos dizer diante das tragédias. "Ainda que o mundo caia, continuarei confiando em Deus". Por que não ouvimos isso nos noticiários?
A verdade é que a maioria das pessoas só pensam em Deus quando ocorrem tragédias como essas do avião da Air France. Por que não pensam nEle quando tudo está bem?
Salomão disse que existe mais sabedoria num funeral do que numa festa. Isso é verdade. São nos momentos de tragédias que paramos e refletimos na brevidade da vida. E que melhor reflexão do que pensarmos que estamos neste mundo apenas de passagem? Somos todos pó! Todos morreremos um dia! O que vale é o que vem depois, a vida eterna.
Então meu amigo (a) leitor do blog, lembre-se de confiar em Deus nos momentos de alegria e tristeza. Ainda que o mundo vire de cabeça para baixo, continue confiando no Deus da sua salvação.
Se pudéssemos reescrever parte do salmo 46 na linguagem do século XXI (!), diríamos:
"Pelo que não temeremos, ainda que os aviões caiam no mar ou em prédios, ainda que cidades sejam engolidas pelo oceano, ainda que morram as pessoas que mais amamos... O Senhor dos Exércitos está conosco... Aquietai-vos e sabei que eu Sou Deus".

6 comentários:

  1. Saudações Milton!
    Devemos amar muito o nosso Deus, acima de tudo! Mesmo que os montes se caiam, sabemos que Deus é um ser que está além da razão humana e que conduz todas as coisas. Questionarmos sobre a ação de Deus sobre os fatos humanos seria um equívoco muito grande. "Aquietai-vos e sabei q eu sou Deus" ...
    Interessante postagem Milton .. Que sirva comoreflexão a todos os leitores ...

    ResponderExcluir
  2. Deus permite que as tragédias aconteçam para que fiquemos mais perto Dele. As coisas ruins desse mundo são consequencia do pecado.
    Vamos viver com nossos olhos fixos em Deus e em uma vida melhor.
    Feliz Sabado!

    ResponderExcluir
  3. olá,li esse comentário e me me chamou muita atenção a visão que as pessoas tem sobre Deus,elas acham que Deus é Deus quando está td bem,ai é que elas se enganam pq ele é Deus em todos os momentos,ele sabe de tudo.O mundo está um verdadeiro terror mais isso ñ é culpa dele jamais, e as pessoas ñ vêem isso. todas essas tragédias são causadas pelo próprio serumano.Deus jamais dá um fardo que jamais possamos carregar.Deus é um Deus de amor sim mais ele é tbm um Deus de justiça.
    Tudo na vida tem sua comsequência,o homem só está colhendo o que ele mesmo plantou.
    Deus deu o livrio arbítrio para o ser humano ñ se sentir forçado a nada cada um faz sua escolha ou vc escolhe viver ou morrer,Deus ensina o caminho certo a escolha de segui-lo é só sua.
    O homem ñ consegue enchergar a maravilhosa graça de Deus para conosco a cada dia.Ele poderia muito bem ter dexistido de nós mais por amor ele ñ fez isso,ele nos deu e nos dá um segunda chance,ele é o Deus da segunda chance.
    parabéns Milton por ter postado essa pequena tese.

    Ellysa gabryella reys!!!!!!!!!


    e bjo pro Miguel,fofo.

    ResponderExcluir
  4. Deus está acima de toda e qualquer linha de pensamento humano e está no controle de todas as situações.
    pena, quee o homem nao COMPREENDE..!! :/

    ResponderExcluir
  5. caro Pr. Milton, parabéns pelo exelente comentário, o que vc falou é a mais pura verdade, as pessoas só procuram Deus para fazer cobranças, vivemos uma geração que há muito tempo baniu Deus de suas vidas...

    Rev. edimilson de O. Lima
    IPI de J. Pessoa

    ResponderExcluir