quinta-feira, 21 de maio de 2009

Pobres, cegos e nus


A reflexão dessa semana está baseada nos versículos mais engraçados da Bíblia. (Pra mim pelo menos!) Marcos 14:51 e 52: "E um certo jovem o seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu. E lançaram-lhe a mão. Mas ele, largando o lençol, fugiu nu."

Quando eu era criança e passava os meus olhos sobre esses versos, eu não deixava de dar risada. "Imagine um rapaz, seguindo Jesus, e de repente, alguém tira as suas vestes e ele sai correndo pelado?" E eu na minha inocência infantil, me divertia com esse trecho da Bíblia.

Ingenuidade a parte, descobri hoje que esse texto não está por acaso na Bíblia. E ele não tem nada de engraçado. Ele esconde uma grande verdade teológica.

Nudez na Bíblia é sinônimo de pecado. São as justiças humanas na tentativa de conseguir salvação.

No Gênesis, vemos a cena pitoresca de Adão e Eva correndo nus da presença de Deus. A serpente roubou as suas vestes! Tentaram até criar vestes próprias com folhas de figueira. Pobres estilistas espirituais!

Em Apocalipse, vemos uma outra cena de nudez. Agora não são apenas duas pessoas, mas uma igreja! Um povo! Esse povo é chamado de Laodicéia. Eles são cegos, pobres, miseráveis e nus. Não sei se você já assistiu aquele filme: "cegos, surdos e loucos". Muito engraçado. Na Bíblia temos uma comédia parecida, que se chama laodicéia. Se pudéssemos um dia criar um filme dessa igreja, o título da comédia (mais parecida com drama!) seria: "Pobres, cegos e nus". Que triste descrição!

Bem, se estamos nus, o que precisamos então?

Resposta: vestes do Cordeiro. Foi isso que Jesus providenciou para Adão e Eva na PORTA do Éden.

Nós somos hoje uma igreja que não possui as vestes da justiça imaculada de Cristo. Essa é a triste realidade. Não fizemos ainda a troca dos nossos trapos com a pura roupa de Cristo. E hoje, Ele chega à PORTA do nosso coração e diz: "Eis que estou a porta e bato..." Apocalipse 3:20. "Alguém quer alguma veste aí?"

Hoje estamos muito preocupados com doutrinas e nos esquecemos de Jesus. Temos que pregar JESUS nas doutrinas, se não, continuaremos sendo uma igreja nua.

Jesus é o único capaz de resolver o nosso problema de nudez porque Ele se fez nudez e pecado por nós. (II Coríntios 5:21) Os momentos em que mostrou mais a Sua humanidade e mostrou sua nudez foram no Seu nascimento e na sua morte. Cristo nasceu nu e morreu nu. Ao nascer, Lucas descreve que Ele foi envolto em faixas e deitado numa manjedoura. Lucas 2:7. Símbolos de sua morte. E na cruz, Ele foi despido e sofreu a maior das vergonhas humanas: morrer nu.

Você se lembra do primeiro texto que coloquei nessa postagem? O texto engraçado? Marcos 14:51? Eu coloquei esse texto com um propósito. Esse texto está relacionado com outro texto de Marcos. O texto é Marcos 16:5, que diz: "E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa comprida, branca; e ficaram espantadas."

Em Marcos 14, visualizamos um jovem correndo nu da presença de Jesus, antes do momento da cruz, símbolo da humanidade sem a justiça de Cristo.

Em Marcos 16, vemos outro jovem, com vestes brancas, depois da cruz. Este é o anjo que apareceu às mulheres após a ressurreição de Cristo. Ele simboliza todos aqueles que se apropriam da imaculada justiça de Cristo.

E aí, você está com as vestes brancas de Cristo? Já pediu isso pra Ele? Por que fica ainda com essa roupa suja? Ele quer fazer uma troca com você hoje. A festa do casamento já está marcada. Só irá entrar quem tiver as vestes.

O nome disso tudo que escrevi: justificação pela fé.


7 comentários:

  1. Oi Milton.
    Pela fé podemos contemlpar o nosso Jesus Cristo, e pela fé caminhamos! O Senhor Jesus está batendo aos nossos corações, basta tocarmos nas Suas vestes, e sentiremos o poder e a vitude do Senhor, toda aflição irá embora, todo choro e toda dor, pq BREVE VIRÁ o nosso Salvador! Glória a Jesus por isso!
    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. oi, milton.. muito boa a reflexao. o interessante é que o menino nu de marcos 14:51 seja, muito provavelmente, o próprio autor do evangelho - marcos.. abraço.

    ResponderExcluir
  4. gostei muito do comentário
    interessante,como vc disse de ñ ser tão engrassado é meio engrassado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ellysa gabryella reys.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelas postagens. Cândido, muito bem colocado! O rapazinho era o próprio autor do livro - Marcos, amigão de Pedro (muitos teólogos concordam com essa afirmação). Suas postagens são sempre bem vindas! Abraço. Milton

    ResponderExcluir
  6. A paz do Senhor meu querido irmão gostei muito da página e do comentário escrito acima. continue escrevendo e Deus te abençoe .

    ResponderExcluir
  7. A PAZ. FAVOR COLOCAR PROVAS BIBLICAS QUE ESTE JOVEM ERA O PROPIO MARCOS... VERCICULOS, TEXTOS E ETC. QUE DEUS VOS ABENCOE!!!!

    ResponderExcluir