sexta-feira, 10 de abril de 2009

Refúgio no sangue


"A vida da carne está no sangue". Levítico 17:11. Essa é uma das grandes verdades da Bíblia. Ela revela não apenas o cuidado que devemos ter quanto à questão da vida (mandamento "não matarás") mas também com respeito a expiação. Aliado a esse verso, temos o de Hebreus 9:22: "sem derramamento de sangue não há remissão". Expiação significa: o Justo morrendo no lugar do injusto; morte substitutiva.
Estamos em época de Páscoa. E já de início quero dizer que ela não tem nada a ver com essa tradição imbecil de ovos de chocolate. (É isso mesmo, imbecil!) Aqui no Equador, graças a Deus, não vi nenhum ovo de chocolate. Eles não tem esse costume...
A palavra páscoa em hebraico é PESSACH, que significa "passagem". Em inglês, o termo é "passover", que significa "passar por cima". Esses termos se referem ao momento em que o povo de Israel se preparou para sair do Egito, após o período de escravidão. E na noite anterior à saída, o povo de Israel se alimentou com ervas amargas, pão sem fermento e o cordeiro pascal, símbolos que apontavam para Cristo e Sua morte. O que eu quero frisar nesse contexto é o SANGUE que foi colocado nos umbrais das portas. Sem ele, o primogênito que estivesse dentro da casa seria morto pelo Senhor, pois "passaria por cima" do povo na noite da Páscoa. Até o primogênito dos animais morreria!
Essa verdade está dentro de uma realidade maior dentro da Bíblia: a idéia de que só há refúgio no sangue. Gosto dessa idéia de refúgio. Indica segurança. E segurança só se valoriza quando se perde. Pensamos em refúgio só quando vêm os vendavais. Mas a Bíblia nos diz que devemos buscar ref'úgio no Senhor em todos os momentos. Mas, refúgio contra o que? Bem, segundo os salmistas, contra os inimigos, contra as dificuldades, contra o próprio Satanás, mas o principal motivo está relacionado a idéia de salvação. Libertação. Perdão.
Descobri que o verso central da Bíblia fala sobre refúgio. É isso mesmo, o verso que que está no centro da Bíblia: Salmo 118:9 (alguns dizem que é o verso 8, que também fala de refúgio). Gosto do nove porque ele "completa" o número da caixa postal da antiga Voz da Profecia. Lembro me da narração: "caixa postal, 1189, Rio de Janeiro"... O verso é: "É melhor buscar refúgio no Senhor do que confiar no homem".
Existem algumas ilustrações bíblicas que nos remetem a idéia de "refúgio no sangue". Aí estão:
Sangue nos umbrais das portas - Páscoa
O cordão escarlate de Raabe (Josué 2)
O sangue nas pontas do altar (Exodo 21:14/I Reis 1:50, 51)
As cidades de refúgio (Números 35)
Dia da expiação (também era um Dia de refúgio)
Lugar Santíssimo (Hebreus 6:18-20)
Cruz
Todas essas ilustrações nos apontam para Jesus. Ele é o nosso Refúgio de salvação. E sabe por que? Porque Ele é o Filho de Deus, o próprio Deus que precisou se encarnar a fim de morrer. Ele derramou o Seu precioso sangue. Portanto, há refúgio no sangue de Cristo.
Ele verteu primeiramente o Seu sangue no Getsêmani (em hebraico quer dizer "prensa de azeite"). Foi nesse Jardim, em que os judeus prensavam as azeitonas, que Jesus foi pressionado pelas cruéis tentações de "não morrer" e começou a receber o juízo pelos pecados. Ele suou gotas de sangue. Segundo os médicos, um momento de extrema angústia leva uma pessoa a suar gotas de sangue.
Após o Getsêmani, vemos as cenas tortuosas da cruz. Um instrumento de morte reservado para os piores indivíduos. E lá estava o Cordeiro de Deus, sem defeito algum, sendo levantado exatamente no dia em que os judeus celebravam a Páscoa - dia de libertação.
Graças a Deus pela morte do Cordeiro!
Graças a Deus por nos providenciar a segurança de salvação!
Há refúgio no sangue!
Nessa páscoa, lembre-se do Cordeiro que morreu em seu lugar. O que Ele pede de você? Deus não quer que você tenha pena dEle, ao ver as cenas da cruz. Ele não quer nem que você chore ou se emocione apenas. Ele quer o Seu coração... Por inteiro.

4 comentários:

  1. Que possamos não somente nesta data reconhecer nosso Jesus como o cordeiro que morreu por nós.
    Obrigada Senhor por ter nos salvado.
    Jesus te ama muito!!!

    ResponderExcluir
  2. olá, milton! que prazer receber suas palavras hoje a tarde, no blog. de fato, cresci ouvindo arautos do rei. amo esse ministério e oro constantemente por vocês que estão hoje aí. dei uma passeada pelo seu espaço aqui e gostei bastante. já vou adicioná-lo à minha lista de favoritos. grande abraço e ótima semana.

    ResponderExcluir
  3. Estou feliz que os dias que vocês passarão aí foram uma benção!
    Estaremos orando para que Deus abençoe a viagem de vocês.
    E estamos anciosos para vocês chegarem.
    Beijos,
    Rô e Miguel

    ResponderExcluir