quinta-feira, 23 de abril de 2009

Húmus


"Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo". Filipenses 2:3.

Lembro-me de uma aula do pr. Jorge Mário, intitulada "lições da natureza". Todos os alunos saíram da sala e procuraram no campus do Unasp algo que lhes chamasse atenção e que contivesse uma lição importante, relacionada a natureza.

Uma das lições foi: a natureza é humilde. Isso mesmo! Embora deteriorada pelo pecado, ela revela o poder redentor e recriador de Deus. "Olhe para as folhas." disse alguém. "Elas caem e apodrecem, mas através desse ato, tornam-se benefício para outras plantas". Uma verdadeira lição de humildade.

A palavra humildade vem do latim humilis, de onde vêm as palavras humanidade, humano e HÚMUS. O que é húmus? Nada mais nada menos que matéria orgânica apodrecida que beneficia o solo. Folha podre.

Nietsche, o filósofo que pregou a idéia do "super-homem" e anunciou a morte de Deus, dizia que a humildade é um sinal de fraqueza, característica dos escravos e servos. Será que é isso mesmo?

No verso bíblico acima (que considero o verso áureo dos relacionamentos - citado na lição de ontem da ES), Deus pede para sermos humildes. (Se quiser conhecer um exemplo de humildade e serviço, leia a sequência dos versos de filipenses. Ali você vai ver o Servo Sofredor). Agora, que idéia é essa de considerarmos os outros superiores a nós mesmos? Parece algo impossível, não? Não devemos amar ao próximo como a nós mesmos?

Descobri uma coisa: quando consideramos uns aos outros superiores a nós mesmos e vice-versa, nos tornamos iguais; nós nos igualamos. Esse é o princípio bíblico e do mandamento. Na teoria é fácil não é? O difícil mesmo é na prática. Peça para Deus lhe ensinar as lições da humildade. Ou quem sabe, veja você mesmo através da natureza. Ela tem muito a nos ensinar. É só olhar as folhas caindo.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Deus é muito sábio, fez tudo pefeito! Se com o pecado as coisas ainda são assim bonitas ...imagine a perfeição de que eram antes do pecado?
    Vejo Deus em cada pequeno ser.
    Que possamos almejar conhecer a perfeição da criação de Deus. E que Deus possa nos dar humildade e sabedoria para que possamos alcançar este sonho.

    ResponderExcluir
  3. Bom, primeiramente quero dizer que sou muito grato por um dia alguma pessoa ter me mostrado uma musica de um certo quarteto chamado "Arautos do Rei"! hehe mas é verdade gosto muito de ouvir esses louvores lindos e abençoados.
    Sou Cristão evangelhico a 3 anos, no começo Deus foi me "limpando" e fui me desligando totalmente das musicas do mundo. hj, graças ao nosso DEUS, tenho em minha mente somente louvores dELE, que nos faz ver o quanto a caminhada com DEUS é PERFEITA!
    sou muito grato por ouvir as musicas do Arautos do Rei, são Lindas!
    poxaa Milton sou 1º Tenor mesmo assim gosto muito de ver um BAIXO cantando! é serio msmo, é muito bonito aquela voz grave cantando e tal... admiro muitíssimo o seu trabalho e de todos Arautos! Parabens pelo que DEUS tem feito na vida de todos vcs e de todo todo SEU povo.
    grande abraço e que a paz de DEUS sempre esteja com todos.

    ResponderExcluir
  4. muito importante a lição. a natureza é o segundo livro de Deus. abraço, grande milton.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito dessa observação sobre a natureza,eu nunca tinha parado para ver o quanto a natureza é humilde.esse comentário da humildade serviu de lição para mim.
    Obrigado por nos ensinar coisas maravilhosas através do seu blogger,muito obrigado vou carregar essa lição pra minha vida toda.

    de sua amiga Ellysa Gabryella Reys!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir