sexta-feira, 27 de março de 2009

"E quando Eu for levantado"

Estamos agora na cidade de Lins, interior paulista, participando nesse final de semana de um evangelismo com o pr. Luis Gonçalves. A noite foi inspiradora. É tocante quando a gente vê pessoas se aproximando de Jesus na hora do apelo. É isso que traz mais realização nesse ministério.
Durante a programação, lembrei-me de um verso que gosto muito, dito por Jesus: "E quando eu for levantado, atrairei todos a Mim". João 12:32. Por coincidência, no final da programação, cantamos a música "Vem a Mim".
Durante a tarde de hoje, comecei a ler uma das edições da Revista Parousia, do Unasp. Gostei muito de um artigo escrito pelo dr. Amim Rodor, onde enfatiza a natureza humana de Cristo (o título do artigo é: "Cristo e os cristãos"). Não vou entrar em detalhes teológicos a respeito do assunto em questão (que trata as visões pré e pós-lapsarianas da natureza de Cristo), mas chamou-me muito a atenção algumas frases relacionadas à questão do pecado. Uma delas diz mais ou menos assim: "pecado é uma doença sistêmica, que afetou toda raça humana; uma lepra (comparação feita por Ellen White); ... é a única doença que faz com que tenhamos medo, ou que nos afasta do médico (ou do remédio)".
Achei muito interessante esses pensamentos. Nós muitas vezes temos uma noção errada sobre o conceito de pecado (e daí surgem as heresias relacionadas a todos assuntos teológicos!). Confundimos pecado com atos pecaminosos apenas. Mas pecado é a nossa condição natural, desde o momento em que existimos. Nascemos pecadores (Salmo 51:5). Pecamos porque SOMOS pecadores. Segundo Isaías, estamos "desde a planta do pé até a cabeça cobertos de chagas e feridas" (ver Isaías 1:6).
O que fazer, então, diante dessa condição natural em que vivemos?
A resposta vem de uma história do AT.
Moisés estava liderando o povo rebelde pelo deserto. O grande líder dirigia uma multidão de murmuradores. Deus então, retira a proteção e permite com que serpentes abrasadoras picassem o povo. Picadas dolorosas que queimavam. Muitos morreram. Qual foi a solução? "Moisés, crie uma serpente de bronze e pendure-a sobre uma haste. Todo aquele que mirar a serpente, viverá". (ler Números 21, primeira parte).
"Como é que é? Olhar para uma serpente para ser curado? Que história é essa? Que remédio é esse?"
E foi isso que aconteceu. Todos aqueles que olharam para a serpente de bronze no deserto, foram curados de suas chagas mortais. O veneno tornou-se antídoto.
Essa haste erigida por Moisés é um símbolo de Cristo. Todos aqueles que mirarem seus olhos para Jesus, tiverem fé nEle, terão as chagas do pecado curadas. "E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado". João 3:14.
Jesus é a única solução para a doença do pecado. Ele é quem pode nos curar e trazer novo nascimento. Na cruz, Ele se fez maldição por nós (Deuteronômio 21:23/Gálatas 3:13). Ele assumiu os nossos pecados. Tomou sobre Si as nossas dores. A culpa que era nossa estava sobre Ele. Sofreu a ira de Deus e a punição pelo pecado. Tudo isso por mim e por você. O que fazer agora? Resposta: Olhar para Cristo e não tirar os olhos dEle.
Na cruz, Jesus acabou com o reino da serpente abrasadora, Satanás. A cabeça foi literalmente pisada, bem no meio dos olhos. Pra que ficar sofrendo? Pra que ficar raspando as feridas? Pra que chorar no deserto? Olhe para Cristo! Ele está dizendo: "Vem a Mim"

3 comentários:

  1. Amigo Milton,
    O seu blog está bem interessante. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Elson pela força!!
    Vou pedir pra você depois postar uma matéria aqui no blog... aguarde!
    Milton

    ResponderExcluir
  3. Milton, sou um grande admirador do trabalho de vocês e gostaria de saber se você poderia me ajudar. Gostaria de te perguntar se você conhece cantores que tenham trabalho solo e que tenham o timbre de voz do baixo? Queria saber tb se você tem vontade de lançar algum cd solo? Ah, a razão de todo o meu interesse? É pq também sou baixo e gostaria de louvar com músicas mais apropriadas pra meu tipo de voz.
    Não sabia que você tinha blog, mas agora já está adicionado. Bela mensagem. Abraço fraternal. Bruno

    ResponderExcluir